Instrução de Uso
   

Revestimento Cristobalite:

O revestimento Cristobalite Rutenium é indicado para fundição de ligas de ponto de fusão de até 1200º C, tais como: Ouro, Prata, Duracast, Goldent, Cobre-alumínio e ligas de níquel com baixo ponto de fusão. O revestimento Cristobalite usa como aglutinante o gesso, portanto entrará em decomposição se aquecido à temperaturas acima de 820º C.

O Revestimento Cristobalite é produzido com Cristobalita. Na natureza, cristobalita é uma rara forma da sílica. Produzida artificialmente pelo homem, através da calcinação do quartzo à uma elevada temperatura como 1600º C, a Cristobalita provém o molde de elevada expansão térmica á temperaturas baixas como 300º C, oferecendo melhor adaptação à sua fundição.

Proporção água-pó:
O revestimento Cristobalite pode ser dosado com 35 à 38 ml de água para cada 100grs de pó. Para maior fluidez, use maior quantidade de água, para maior viscosidade da mistura use menor quantidade de água. Os melhores resultados são obtidos com o uso do medidor de água para gessos "Rutenium" que estão à venda nos distribuidores Rutenium.

Peso de cada embalagem:
O revestimento Cristobalite Rutenium é oferecido em duas versões de embalagens: Kits de 10 envelopes de 100grs e pacotes plásticos de 1kg.

Ao embalar Rutenium, um cuidado muito especial é aplicado ao peso de sua embalagem, para que esta não esteja em quantidade menor que a indicada. Porém os envelopes de 100grs são embalados em regime de maior critério, para que seu peso não varie mais que 2 grs, de forma à oferecer ao usuário uma mistura perfeita e repetida à cada uso de Rutenium.

Como misturar:
É comum encontrar usuários de revestimentos que não pesam ou medem o pó e água usados na mistura. Para um trabalho mais preciso, evite misturar o revestimento Cristobalite Rutenium sem medição.

Técnica de mistura medindo-se o pó e água:
Pese 100 grs de gesso (ou use envelope de 100grs) e meça 35 à 38 ml de água usando o medidor de água para gessos Rutenium (vendido separadamente). Coloque a água no fundo da tigela e despeje todo o pó em cima da água. Com o uso de uma espátula ou colher, misture uma pequena quantidade de pó, fazendo uso de apenas uma pequena área da tigela. Não incorpore todo pó à água de uma só vez! Vá formando uma mistura homogênea em um canto da tigela, e gradualmente vá incorporando maior quantidade de pó (que já está dentro da tigela) à mistura. Ao final deste procedimento você terá uma mistura homogênea e na consistência correta desejada.

Fundições mais precisas:
Uma expansão de prêsa de 0,5% é obtida ainda antes da queima. Uma expansão térmica de cerca de 0,7% já é obtida à temperaturas muito baixas como 300º C. Uma expansão térmica de 1,2% é obtida com cerca de 750ºC, de forma que, uma expansão total (expansão de prêsa somada à expansão térmica ) pode chegar à 1, 7%.

Como queimar:
Queime gradualmente de temperatura ambiente à 750º C em uma rampa de aquecimento de 3 à 4 horas. Após a completa eliminação dos resíduos da cera, que ocorre à cerca de 750º C, diminua a temperatura do forno para a temperatura de fundição indicada pelo fabricante da liga em uso.

Ligas de prata
Revestimentos Cristobalite podem trincar se resfriados à uma temperatura inferior à 300º C (não importa a marca), resultando em rebarbas na fundição. (troca de fase Alfa para fase Beta no gráfico) Existem bulas nas ligas de prata que recomendam o resfriamento à temperaturas abaixo de 300º C. Caso voce insista neste procedimento, use o revestimento BQTZ Rutenium que não trincará se resfriado assim. Em nosso laboratório obtivemos boas fundições com o uso de ligas de prata e nosso revestimento Cristobalite fundindo à temperaturas de forno em 300º C.

Como controlar a expansão:
Procure um ponto na curva de resfriamento que resulte em expansão aproximada ao encolhimento de sua liga fundida. (veja o gráfico).

Revestimento Cristobalite Rutenium é formulado com uma composição de aditivos para que o produto evite a formação excessiva de bolhas, espuma sob vácuo, para prover uma expansão precisa, longa vida de prateleira, excelente qualidade de superfície e tempo preciso de prêsa inicial.

Meio ambiente:
O revestimento Cristobalite Rutenium pode ser reciclado na agricultura como gipsita agrícola e aplicado na forma de fino pó em solos carentes de cálcio e enxofre. (pode ser moído em moinhos de cereais do tipo de "martelos", muito usados para moagem de rações para animais)

A Usina Brasileira de Cristobalita Ltda, fabricante dos gessos Rutenium, aceita a devolução do produto usado para reciclagem na aplicação acima descrita desde que o produto seja entregue em nosso endereço fabril livre de qualquer ônus.(inclusive frete)

Composição do revestimento Cristobalite:
Sulfato de cálcio hemidratado, quartzo, cristobalita e aditivos.