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Dicas Importantes |
Dicas
técnicas
A bateria é um acumulador chumbo-ácido que, através
de reações químicas, transforma a energia química em
elétrica. Sua principal função é acumular energia
para alimentar o sistema elétrico do veículo e
permitir o funcionamento do motor de partida. Esse
componente, aliás, é o maior consumidor de energia da
bateria: no momento da partida, ocorre uma grande
descarga (reação química).
O alternador é o responsável por manter a energia
(carga da bateria) e alimentar o sistema elétrico do veículo.
No circuito do alternador, o regulador de tensão deve
manter a energia gerada nas condições normais.
Com apenas dez modelos diferentes, as baterias ACDelco -
genuínas GM - conseguem atender todos os veículos
Chevrolet e também o mercado de reposição de veículos
nacionais e importados.
Nunca faça isso
Não instale a bateria sem testar a tensão gerada pelo
alternador. A sobrecarga de energia é um dos principais
fatores de danos nas baterias. Se a tensão superar os
14,5 volts, é preciso trocar o regulador de tensão.
Não dê partidas longas para fazer o motor pegar. Se,
por acaso, ele não funcionar na primeira tentativa,
aguarde cerca de 15 segundos e tente novamente. As
partidas devem ser curtas, de aproximadamente cinco
segundos.
Não deixe luzes, rádio nem equipamentos elétricos
ligados quando o motor do carro estiver desligado. Nesse
momento, a bateria não estará sendo alimentada pelo
alternador e o consumo de energia poderá descarregá-la.
Você sabia ?
A capacidade de uma bateria é medida em Ampères/hora
(Ah). A chamada amperagem é obtida a partir da
multiplicação da corrente, em ampères, pelo tempo, em
horas, de descarga até uma tensão elétrica final
determinada.
Embora as baterias dispensem a manutenção, não se
pode esquecer de que elas fazem parte do sistema de
carga e é necessário observar principalmente as condições
ds terminais em seus pólos positivo e negativo em relação
a possíveis oxidações.
Não é correto determinar um tempo médio e vida útil
das baterias. Sua durabilidade dependerá de fatores
como condições d euso do veículo, uso do veículo em
percursos curtos, condições climáticas, instalação
de equipamentos e fuga de corrente.
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